+

Dissertações (Parte I)

GERSON LINARES MACARI

PROTESTANTES VERSUS ESCRAVIDÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DO ABOLICIONISMO NA ESCOLA

SUED SALATA SÉRVULO PREENCHENDO

PREENCHENDO OS ESPAÇOS VAZIOS DAS ABORDAGENS DIDÁTICAS: A DESCONSTRUÇÃO DA TESE DO VAZIO DEMOGRÁFICO NA HISTÓRIA DE COLORADO/PR

MATHEUS BRITO DE LIMA

O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL FAZENDA SÃO BENTO E A QUESTÃO AGRÁRIA NO PONTAL DO PARANAPANEMA (2008-2018)

WUESLLEN RODRIGO MARQUES

GRILAGEM DE TERRAS E RESISTÊNCIA CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE SETE BARRAS – SP (1960-1990): A IMPORTÂNCIA DO USO DE TELEJORNAL NA SALA DE AULA COMO FATOR DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA DE UMA COMUNIDADE RURAL

Edmar da Silva

A HISTÓRIA DA ÀFRICA E AFRO-DIASPÓRICA NO BRASIL NARRADA NA REVISTA DA ABPN: TEMAS, PROBLEMAS E PROCEDIMENTOS

KARINE DE FÁTIMA MAZARÃO

HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO COMO POSSIBILIDADES CRÍTICAS AO ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO AS MULHERES NO BRASIL COLONIAL

JEFERSON JOSÉ GEVIGIER

MOMENTO CONSTITUINTE E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE DESENVOLVAM O SENSO DE DEMOCRACIA COM A PRÁTICA DA AULA-OFICINA

DIEGO LOPES PEREIRA

ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO LÚDICO: PROPOSTA PARA A TEMÁTICA AFRICANA

Antonio Cesar Magalhães Morales

LIVRO DIDÁTICO, DIREITOS HUMANOS E DITADURA MILITAR NO BRASIL: Análise dos livros didáticos da rede paranaense de ensino de Marialva/Paraná

JAQUELINE PEREIRA FACHONE

O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E OS RELATOS DE OPRESSÃO E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO PARANÁ

LETÍCIA FERNOCHI

MODA E ENSINO DE HISTÓRIA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL POR MEIO DO JORNAL DAS MOÇAS

LIARA BERNUCI CRIPPA

A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª DENISE CARDOSO DE ALBUQUERQUE

MARCOS JOSÉ SOARES DE SOUSA

O PROTAGONISMO NEGRO NO BRASIL IMPERIAL: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO COSME, NOS LIVROS DIDÁTICOS, NO ESTADO DO MARANHÃO

ROZELY DOS SANTOS SOUZA

PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CRIAÇÃO DA LEI 11.645/08

SYLLAS MOREIRA DA FONSECA NETO

A COR DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E BRANQUITUDE NOS LIVROS DIDÁTICOS